domingo, 28 de fevereiro de 2010

Farroupilha 2 x 4 14 de Julho

O placar traduz o que foi a partida de hoje. Um Farroupilha esforçado, mas pouco eficaz. A tarde de sol e pouco público no estádio General Nicolau Fico teve também muitos gols, mesmo com o pouco futebol. A primeira chance de gol foi do tricolor do Fragata. Após cobrança de falta da direita o goleiro da equipe de Livramento fez grande defesa tirando a bola em cima da linha. No rebote Ney encheu o pé, mas a bola acabou desviando na zaga e saindo por cima da meta. Logo depois, aos nove minutos do primeiro tempo, a bola foi cruzada para a área do Fantasma e Enzo abriu o placar para o 14 de Julho, após falha de Ricardo Gral. Três minutos depois, Jonas fez de cabeça o gol de empate para o Fantasma. O Farroupilha foi pra cima, mas o 14 de Julho manteve a posse de bola e o domínio do jogo até o fim do primeiro tempo.
_
No início da segunda etapa o Farroupilha perdeu uma chance incrível com Kiki. A resposta do Leão da Fronteira foi rápida e, de novo aos nove minutos, Enzo chutou no canto para recolocar a equipe de Livramento em vantagem no placar. Dois minutos mais tarde, na cobrança de falta Garrido fez o terceiro gol. E foi um balde de água fria no Farrapo. Com Vavá, Kiki e Vargas o Farroupilha tentou se organizar e chegou muitas vezes tocando bola até a área do 14 de Julho, mas sem conseguir a finalização. De tanto tentar, aos 33 minutos, finalmente Kiki marcou para o Fantasma.
_
O segundo gol deu ânimo para o Tricolor, mas os baldes de água fria ainda não tinham terminado. Jonas, em um lance totalmente desnecessário, discutiu com o camisa 10 da equipe de Livramento e acabou pisando na perna do jogador, que estava deitado. Isso tudo a dois metros do árbitro da partida. Não houve argumentos que impedissem a expulsão do atleta tricolor.
_
Com um jogador a mais, o 14 de Julho chegou ao quarto gol. Claudio Junior aproveitou a bola desviada na zaga e chutou para o gol, sem chances para Ricardo Gral: 4 a 2. Daí pra frente, muita reclamação, protestos, discussões e desabafos confusos. Gols, porém, mais nenhum.
_
A derrota deixou o Fantasma na 5ª colocação com os mesmos seis pontos. A próxima partida do Farroupilha é o clássico Bra-Far, marcado para o dia 10 de março. Até lá, muito trabalho no Nicolau Fico.
_
Confira os gols:
_
_
*Texto/Fotos - Leandro Lopes
*Imagens - Renan Silva / Bruno Bohm - TV UCPel
*Narração - Marcelo Prestes - TV UCPel

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

São Paulo 5 x 1 Farroupilha

Tinha tudo para ser um jogo parelho. No entanto, um "detalhe" logo no começo da partida fez uma grande diferença. E com isso, o Farroupilha conheceu sua terceira derrota nesta Segundona. Jogando no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, o Fantasma perdeu para o São Paulo pelo placar de 5 a 1.

A expectativa por um jogo com poucos gols se foi logo no começo. Com quatro minutos Wagner Rincón já estava abrindo o placar para os mandantes. Não foi preciso muito tempo para o time da casa ampliar. Aos cinco, Tiago Sarassol colocou para o fundo do gol. Era apenas começo de jogo, mas nem parecia. O São Paulo passou a ser mais cauteloso e assim praticamente não corria riscos.

O Farroupilha foi obrigado a se expor um pouco mais, mas as boas defesas de Ricardo Gral impediram que o adversário ampliasse. Com 11 minutos, Felipinho fez boa finalização, mas parou na ótima defesa do goleiro tricolor. Três minutos depois o arqueiro realizou outra defesa importante, na sobra Alan chutou e acertou o alvo. Entretanto, o impedimento já estava marcado.

Aos 22 minutos, Jarbas ficou em boas condições de finalizar. Ele bateu no canto, com categoria, acertando a trave para depois a bola morrer no fundo do gol de Henrique. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento do atacante tricolor. Precisando colocar o time mais para o ataque, o técnico Tadeu Xavier promoveu, com apenas 26 minutos, sua primeira alteração. O ala direito César Freitas deu lugar ao meio-campista Édson.

Com 30 minutos, Mazinho de cabeça por pouco não aumentou a diferença para o São Paulo. Pouco depois o mesmo jogador perdeu outra boa oportunidade. Ao contrário de seu companheiro, Alan aproveitou o vacilo do sistema defensivo pelotense e anotou o terceiro gol da equipe de Rio Grande.

A diferença no placar levava a crer que o Farroupilha reagisse no segundo tempo. Até reagiu, mas após sofrer outro gol no começo, marcado por Felipinho. A reação tricolor, perdendo por 4 a 0, veio aos 14 minutos. Era falta para o Fantasma. Na bola estavam Pery e Claiton. O zagueiro Claiton chamou a responsabilidade para si e bateu. No ângulo - indefensável. Um golaço.

Se ainda era possível reagir, Mazinho diminuiu a esperança do torcedor tricolor - lá representado pelo apaixonado Trem. Estava 5 a 1. E o que já parecia complicado ficou quase impossível quando o zagueiro Ney, de boa atuação na partida, teve que deixar o campo de ambulância. O capitão da equipe foi atingido na cabeça, sem intenção do adversário, e acabou desmaindo. Como as três alterações já haviam sido efetuadas, o Farroupilha jogou o restante do jogo com um homem a menos. Faltavam mais de 20 minutos para o jogo acabar. E o que restou foi segurar o placar de 5 a 1 até o fim.

A derrota deixou o Farroupilha na quinta colocação, com seis pontos. O próximo compromisso da equipe do Fragata é neste domingo, contra o 14 de Julho. Se vencer a equipe poderá retomar a terceira posição do grupo.

Farroupilha: Ricardo Gral; Claiton, Ney e Marcão; César Freitas (Édson), William Peter (Jonas), Maiquel Bagé, Sérgio Freitas e Pery; Kiki e Jarbas (William Gaúcho).
_
Confira os gols da partida:
_
_
*Imagens/Texto - Renan Silva
*Fotos - Deyver Dias http://www.bolanaredeam.com/

Flickr do Fantasma

Agora o Fantasma também conta com o Flickr, um álbum virtual que vai aproximar ainda mais o torcedor do time! No 'Flickr do Fantasma' estão disponíveis fotos de jogos e treinamentos realizados pelo grupo de jogadores. Conheça o Flickr pelo link: http://flickr.com/photos/gafarroupilha

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sem se expor

Teve bola rolando hoje à tarde no Nicolau Fico. Jogadores tirando o pé das divididas e nível técnico de alguns jogadores ruim. O motivo? Um descontraído rachão entre os atletas, que contou com a presença dos "goleiros" Lu e Ney. E eles não mostraram muita intimidade com as luvas...

Outro que acabou tendo uma atuação apagada foi o goleiro Ricardo Gral, jogando na linha. Preocupado com seu pupilo, o preparador de goleiros Fábio Sequinel gritava a todo momento: "Tira o pé, tira o pé". As atividades descontraídas são reflexo da boa e surpreendente campanha do Fantasma até o momento. A atividade serviu também para amenizar a intensa sequência de jogos. Afinal, em menos de uma semana o tricolor entrará em campo três vezes.

A segunda partida desta série de jogos será nesta quinta-feira. No estádio Aldo Dapuzzo, diante do São Paulo, a equipe do técnico Tadeu Xavier busca manter a terceira colocação do grupo. A ausência para o confronto continua sendo o goleiro Pitol, que hoje não participou das atividades por continuar lesionado.

*Texto - Renan Silva
*Foto - Leandro Lopes

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Trabalho e mais trabalho

A vitória da última sexta-feira sobre o Guarany de Camaquã, por 2 a 0, não aliviou a forte carga de treinamentos do Farroupilha. Para seguir entre os primeiros colocados, o tricolor treinou nesta terça-feira em dois turnos.

Pela manhã as atividades ocorreram na academia, após uma conversa da comissão técnica com o grupo. No turno da tarde houve trabalho com bola no gramado do Arealense. As primeiras atividades começaram sob orientação do preparador físico do clube, Sílvio Rogério. Enquanto os jogadores realizavam os treinamentos, os goleiros faziam treino específico com o preparador de goleiros, Fábio Sequinel.

Logo depois, foi a vez do técnico Tadeu Xavier comandar os jovens atletas. Primeiro uma breve conversa. Na sequência, treino com bola em campo reduzido. Com excessão do goleiro Pitol, que ainda se recupera da lesão ocorrida na partida contra o Rio Grande, no Nicolau Fico, todos demais jogadores normalmente relacionados para as partidas estiveram no treinamento.

Apesar do intenso ritmo dos trabalhos do Fantasma, o que continua chamando atenção é bom ambiente entre os profissionais. Hoje à tarde, aproveitando a presença da equipe da TV UCPel, o volante Jonas resolveu brincar com a câmera da emissora. Em pouco tempo já estava gravando. No entanto, admitiu que ser cinegrafista não é sua "praia": "Não é pra mim isso aqui", brincou o volante.

O próximo compromisso do Fantasma será nesta quinta-feira, em Rio Grande. O jogo contra o São Paulo, no Aldo Dapuzzo, acontece às 20h30min. Com seis pontos o Farroupilha atualmente ocupa a terceira colocação da chave 1, o São Paulo está na quinta posição com quatro pontos. O jogo na Noiva do Mar será a antepenúltima partida do tricolor fragatense no primeiro turno. Depois a equipe enfrenta o 14 de Julho, dia 28 de fevereiro e no dia dois de março tem pela frente o clássico Bra-Far.

*Texto/Fotos - Renan Silva

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Trem tricolor!

Trem, o torcedor símbolo do Grêmio Atlético Farroupilha:
http://www.youtube.com/watch?v=hE0i9CN6h00
Vale a pena conferir!
_
E vale a pena lembrar que o contato com o Blog do Fantasma pode ser feito pelo e-mail gafarroupilha@gmail.com. Mande suas dúvidas, sugestões, críticas e comentários para nós!
_
*Imagem - Reprodução TV UCPel

sábado, 20 de fevereiro de 2010

"Meu Farroupilha!"

Vocês conhecem Guilherme Silva Dias? Aqui vai uma dica: é um torcedor fanático, símbolo do Grêmio Atlético Farroupilha! Amanhã a TV UCPel apresenta uma reportagem especial com ele, o mais que famoso Trem! A repórter Patrícia Porciúncula e o cinegrafista Andrew Falchi conversaram com o Trem durante a partida de ontem contra o Guarany de Camaquã. A voz que nunca se cala nas arquibancadas do Nicolau Fico vai contar um pouco sobre a sua história de vida e sua história com o clube. Patrícia conta que Trem é realmente um apaixonado pelo tricolor do Fragata. "Nos dois gols do Farroupilha ele chorou", conta a repórter. Vale a pena conferir! A matéria faz parte do quadro "Faço tudo pelo meu time" e vai ao ar neste domingo, a partir das 21h, no programa Toque Esportivo. A TV UCPel pode ser assistida nos canais 10 da ViaCabo e 15 da Net.
_
*Foto - Renan Silva

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Farroupilha 2 x 0 Guarany-CM

Após dois insucessos, só a vitória interessava para o Farroupilha. E ela veio em grande estilo. Com dois gols do atacante Kiki, o tricolor do Fragata superou o Guarany de Camaquã pelo placar de 2 a 0. O resultado deixou a equipe na terceira colocação da chave 1, com seis pontos.

Após um começo de jogo bastante difícil, com a equipe visitante indo para cima, o Farroupilha mostrou inteligência ao aproveitar o homem a mais: Valença, zagueiro da equipe de Camaquã, agrediu o atacante Jarbas em lance isolado e acabou expulso. Com isso, a pressão imposta pelo adversário diminuiu e o Fantasma tratou de se impor na partida.

O primeiro gol veio aos 36 minutos da etapa inicial. O estreante da tarde, o jovem Gui Silva, de apenas 17 anos, foi responsável por iniciar a jogada. Ele fez passe para Jarbas, que fez a parede. A bola ainda escapou do seu domínio, mas na insistência de Jonas, a bola voltou para o atacante. Jarbas tocou para Kiki que tirou do goleiro e foi comemorar: 1 a 0.

Pouco depois, após cobrança de falta do lateral-esquerdo Pery, Jarbas disputou no alto com o goleiro que rebateu mal e o artilheiro da tarde, Kiki, chutou para o gol. Com 2 a 0 o Farroupilha passou a administrar a partida até o fim. Nos últimos minutos da etapa final, o autor dos gols ainda deu um susto. O jogador deitou no gramado extenuado, mas não ocorreu nada demais. Ele ainda aproveitou para tranquilizar e parabenizar os companheiros.

"Muito bom resultado. É a superação da gurizada, que trabalha forte a semana toda e coloca realmente o coração na ponta da chuteira... O calor é muito forte, eu me movimento muito, mas isso é para nossa torcida maravilhosa que sempre nos apoia e para toda comissão técnica", comentou Kiki.

O técnico Tadeu Xavier ressaltou a força do adversário: "Foi um jogo complicado. A equipe de Camaquã conta com jogadores experientes e a gente respeita muito eles. Mas criamos oportunidades e conseguimos aproveitar algumas delas. Agora vamos ter tempo para trabalhar e aos poucos ganhar confiança e ter mais tranquilidade."

O próximo compromisso do Farroupilha ainda é uma incógnita. O clássico Bra-Far, antes previsto para domingo, foi adiado em função da apuração do carnaval pelotense, acarretando assim, na falta de policiamento para o confronto. Possivelmente o próximo adversário do Fantasma será o São Paulo, em Rio Grande, na quarta-feira.

Confira os gols da segunda vitória do Farroupilha na competição:

*Texto/Fotos - Renan Silva
*Imagens - Bruno Bohm / Leandro Lopes - TV UCPel

Rede Farroupilha

O Grêmio Atlético Farroupilha iniciou o cadastramento de empresas para sua rede de afiliados na quarta-feira, dia 17/02. O Projeto intitulado Rede Farroupilha de Benefícios visa dar maior visibilidade ao clube e estreitar seus laços e de seus sócios com o mercado.
_
Basicamente este projeto serve como apoio para a campanha social do clube e o objetivo é criar uma rede de empresas espalhadas por Pelotas que possam oferecer algum benefício aos sócios do G. A. Farroupilha quando da operação de venda, tais como desconto e afins, recebendo em contrapartida sua divulgação junto a estes sem custo adicional.
_
Em segunda instância os cadastrados poderão participar se quiserem do quadro de patrocinadores com uma grande variedade de promoções, nas quais poderão divulgar ainda mais sua marca, linha de produtos e serviços.
_
Ao fazer o cadastro o parceiro recebe kit de identificação de Ponto de venda e guia explicativo do funcionamento da rede. Os interessados em participar deverão entrar em contato com a secretaria do clube pelo telefone (53) 30274858 ou e-mail: gafarroupilha@hotmail.com e preencher uma ficha cadastral com seus dados, segmento de atuação e benefício oferecido.
_
Informamos também que o material de divulgação em Ponto de Venda possui marca própria diferente da do Clube, visando evitar desconforto entre o empresário e clientes de outros times, objetivando acima de tudo o retorno financeiro deste.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bagé 4 x 0 Farroupilha

Buscando sua segunda vitória em três jogos o Farroupilha foi ao estádio Pedra Moura tentando acabar com a invencibilidade do Bagé. No entanto, a equipe dona da casa deu dificuldades ao Fantasma e acabou conseguindo a vitória por 4 a 0.
_
O primeiro gol jalde-negro surgiu na base da sorte. Sem intenção de acertar a meta de Ricardo Gral, Fabinho Natal fez o cruzamento, mas a bola surpreendeu o goleiro e morreu no fundo da goleira. O tento, aos 17 minutos, deu ânimo aos bageenses que ampliaram o marcador com 35 minutos da primeira etapa, com Alex.

Apesar das inúmeras tentativas no primeiro tempo o placar terminou 2 a 0 para o Bagé. Na ida para o intervalo, o zagueiro Ney chegou a considerar o resultado parcial injusto, diante das oportunidades criadas pelo Farroupilha nos primeiros 45 minutos. Embora tentasse reagir, a ação tricolor foi interrompida aos 15 minutos da etapa final. Em cobrança de pênalti, Arruda acrescentou mais um gol ao marcador: 3 a 0 Bagé. Dando números finais ao jogo, Fabinho Natal ainda ampliou o escore.

Apesar da derrota o Fantasma permanece na zona de classificação para a segunda fase e continua na quinta colocação com três pontos. O próximo compromisso do Farroupilha está previsto para o dia 19, no Estádio General Nicolau Fico, contra o Guarany de Camaquã.

Confira os gols da partida na Pedra Moura, em Bagé.

_
*Foto - Bosco - Jornal Minuano
*Imagens - TV Pampa

Para quebrar tabu

Dois jogos e três pontos. Retrospecto que até agora coloca o Farroupilha na quinta posição da chave 1. Para melhorar o desempenho, a equipe de Tadeu Xavier busca nesta terceira rodada uma vitória sobre o Bagé. O confronto, hoje às 20h30min, dá início em uma maratona de três jogos em cinco dias. Mais: o enfrentamento na Pedra Moura marca a primeira partida do tricolor fora do Nicolau Fico. E, ainda, o jogo serve para o Fantasma quebrar um tabu.

A missão é complicada. O Bagé é o líder do grupo e ainda não sabe o que é perder. No entanto, a sede de vitórias contra o jalde-negro é grande. Desde seu retorno para a Segundona, o Farroupilha ainda não conseguiu vencer os bageenses. Nas seis ocasiões que se enfrentaram, a equipe pelotense conseguiu apenas um empate sem gols. Nas demais oportunidades o time acabou derrotado.

A motivação para quebrar o tabu vem da vitória sobre o grande rival do Bagé, logo na primeira rodada. Na estreia, o Farroupilha aplicou 2 a 1 sobre o Guarany. Na ocasião, o retrospecto sugeria empate diante do alvirrubro. Caso alcance a vitória, o tricolor fragatense poderá assumir a segunda colocação do grupo.

Veja abaixo os números do confronto desde 2007:

11/03/2007 - Farroupilha 1x2 Bagé
15/04/2007 - Bagé 4x0 Farroupilha
12/03/2008 - Farroupilha 0x0 Bagé
09/04/2008 - Bagé 2x0 Farroupilha
16/04/2009 - Farroupilha 0x2 Bagé
29/04/2009 - Bagé 3x0 Farroupilha

*Texto - Renan Silva
*Foto - Carlos Insaurriaga

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval sem futebol

A partida entre Grêmio Atlético Farroupilha e Guarany de Camaquã que seria realizada neste sábado no estádio Nicolau Fico foi adiada. Desta vez a alta temperatura no estado não foi a causa do adiamento. Como estamos no fim de semana do carnaval, o 4º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas não tem efetivo suficiente para administrar os eventos relacionados à folia e a partida de futebol. Segundo o comandante do 4º BPM, Aílton Azevedo, o contato com a Federação Gaúcha de Futebol foi feito e a partida acabou transferida para o dia 19. Para o Farroupilha, o problema não é de fato o adiamento da partida, mas sim o prejuízo que ele acarreta. A próxima jornada do Fantasma é no dia 17, quarta-feira de cinzas, contra o Bagé, na Pedra Moura. Depois enfrenta no dia 19 o Guarany de Camaquã, no Nicolau Fico, e no dia 21 encerra a maratona de jogos com o primeiro clássico Bra-Far. Serão três jogos em cinco dias. Isso se a temperatura permitir. Na esperança de que todas as condições para os jogos sejam possibilitadas e de que nenhuma catástrofe climática se instaure na cidade, o trabalho segue no Fragata visando o próximo adversário... 'Possivelmente' o Bagé.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Farroupilha 1 x 2 Rio Grande

No duelo dos tricolores, o rio-grandino levou e melhor. Farroupilha e Rio Grande fizeram um jogo feio na tarde quente desta quinta-feira. Com muitos problemas desde o início do jogo para escalar a equipe, o técnico Tadeu Xavier não conseguiu manter os 100% de aproveitamento no campeonato. Antes da partida, no aquecimento, o capitão Ney sentiu uma lesão no tornozelo quando descia para o vestiário. O meia Da Silva também não começou a partida como titular devido a uma infecção na garganta. César Freitas foi improvisado na lateral-esquerda. Com tantas situações emergenciais para resolver a equipe do Fantasma não se achou em campo na primeira etapa. O goleiro Pitol teve trabalho aos 17 minutos, quando o Rio Grande chegou forte. O goleiro fez boa defesa e mandou para escanteio. Os escanteios, aliás, foram a grande arma do Rio Grande no primeiro tempo. Mas sustos mesmo, apenas dois. No primeiro, a bola cruzou a área e Fogolari não alcançou. No segundo, foi Júnior Xavier quem não conseguiu a finalização. Ainda antes do fim do primeiro tempo, Tadeu Xavier fez a primeira substituição. Da Silva entrou no lugar de Lu.
_
O segundo tempo começou com outra substituição. Pitol sentiu lesão e deu lugar a Ricardo Gral. Mas as coisas não mudaram e o Vovô seguiu atacando. Daniel Quevedo teve a chance de abrir o placar, mas cabeceou pra fora. Um minuto depois, Kiki teve a primeira boa oportunidade pelo Farroupilha. O atacante bateu cruzado e a bola acabou desviando na defesa. Ainda com o 0 a 0 no placar, Ricardo Gral fez duas boas defesas. De tanto insistir, o Rio Grande abriu o placar. Aos 11 minutos, Henri entrou pela esquerda e cruzou para Jorginho, que bateu no canto do goleiro: 1 a 0. Não demorou e o Fantasma acordou. Aos 13 minutos, Jonas cobrou falta da intermediária e a bola sobrou para o oportunista Jarbas, que tocou no canto do goleiro Patrick. A igualdade no placar motivou o tricolor pelotense. Kiki e Jarbas começaram a incomodar mais a defesa do Rio Grande, principalmente pelo lado direito do ataque. A entrada de William Gaúcho no lugar de Édson Duarte deu mais força ofensiva ao Farroupilha. Mas aos 33 minutos, Maicon cobrou falta com perfeição, no canto de Ricardo Gral, não dando chances ao goleiro. O placar adverso fez o Farroupilha ir ao ataque novamente, mas desta vez de forma desordenada. Aos 37, Jarbas ainda obrigou o goleiro Patrick a fazer grande defesa. Gral também fez uma última boa defesa antes do apito final do juiz, após chute cruzado do ataque rio-grandino. E o placar no Nicolau Fico ficou em 2 a 1 para o Rio Grande.
_
"Não era o que a gente esperava. Agora temos que trabalhar pra reconquistar esses pontos perdidos dentro de casa", disse Jarbas, autor do gol do Farroupilha. O técnico Tadeu Xavier foi incisivo e disse que a perda de jogadores importantes para a equipe pesou no resultado. "Uma hora a derrota viria. Na última hora perdemos o Ney, que é um jogador importante pra equipe. Alguns jogadores não tiveram condições de jogar. O time foi muito improvisado. No momento em que a gente tiver todos os jogadores à disposição o Farroupilha vai jogar diferente", finalizou.
_
O próximo compromisso do Fantasma é no sábado, contra o Guarani de Camaquã. A partida é no Nicolau Fico. Ainda há possibilidade de que o jogo seja transferido para domingo. A expectativa do capitão Ney é de poder estar de volta já na próxima jornada. "No próximo jogo, independente de ser sábado ou domingo, a idéia é de estar em campo. Espero que dê tudo certo", completou.
_
Confira os gols da vitória do Rio Grande sobre o Fantasma.
_
_
*Texto - Leandro Lopes
*Fotos - Renan Silva
*Imagens - Andrew Falchi / Leandro Lopes

Duelo de tricolores

Hoje à tarde a bola volta a rolar no Nicolau Fico. O Farroupilha recebe o Rio Grande em jogo válido pela terceira rodada da Segundona 2010. 'Vencer' é a palavra de ordem dos comandados do técnico Tadeu Xavier. "Temos que nos empenhar ao máximo para fazer o resultado e buscar os três pontos em casa", diz o treinador. O Fantasma vem de vitória sobre o Guarany de Bagé, enquanto o Rio Grande apenas empatou em casa na primeira rodada contra o Brasil. Roberto, destaque do tricolor rio-grandino, levou uma pancada no último treino e desfalca o Vovô. Bom para o Farroupilha, que vai com força máxima na tentativa de manter a liderança.
_
O Fantasma deve começar jogando com: Pitol; Cristiano, Claiton, Ney e Bruno; Jonas, William Peter, Édson e Lu; Da Silva e Kiki. O jogo começa às 17h no estádio Nicolau Fico. Ingressos estão disponíveis na secretaria do clube ao preço de R$ 10,00. Idosos e estudantes pagam R$ 5,00. As cadeiras custam R$ 20,00. Sócios com a mensalidade em dia não pagam.
_
*Foto - Gabriel Xavier

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

De volta ao futebol

A Segundona está de volta. Um acordo extrajudicial entre a Federação Gaúcha de Futebol e o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul. As partidas marcadas originalmente para esta quarta-feira foram passadas para amanhã, quinta-feira. Ao invés de 16h30min, os jogos serão realizados às 17h. No Nicolau Fico, o futebol também recomeça amanhã, quando o Farroupilha recebe o Rio Grande. A preparação no Fragata teve prosseguimento hoje. O técnico Tadeu Xavier espera que o bom clima no grupo seja refletido nas partidas. A paralisação do campeonato acabou dando a vantagem ao Farroupilha de jogar dois jogos seguidos em casa. "O importante é sempre pontuar, ainda mais em casa", afirma o técnico. O Rio Grande, adversário de amanhã, estreou em casa contra o Brasil. O jogo acabou empatado em 1 a 1. A partida contra o São Paulo, adiada devido à paralisação da Segundona, será no dia 24 de fevereiro.
_
*Foto - Leandro Lopes

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sem jogos, muito treino

Nesta manhã os jogadores treinaram forte. O calor ainda é o único adversário imediato do tricolor, já que o campeonato ainda está paralisado. O goleiro Bruno, que se juntou ontem ao grupo, hoje já treinou sob a supervisão do preparador de goleiros Fábio Sequinel. Com apenas 20 anos, Bruno veio do Jacarezinho, equipe do Paraná. Maicon Butiá e Maiquel Bagé também participaram do treino de hoje. A suspensão provisória da Segundona é o que mais vem preocupando os atletas do Fantasma. "Essa parada é ruim porque a gente treina bastante, mas não tem a resposta que se tem no jogo" disse o lateral Cristiano Ijuí. Por outro lado, se existe algum ponto positivo na paralisação do campeonato, é o tempo extra para solucionar a situação de Gustavo junto à Federação. Contatos diários com a capital estão sendo feitos para regularizar a situação do atleta o mais rápido possível. A expectativa é de que o volante seja liberado para estrear assim que a FGF permitir o prosseguimento da competição.
_
*Foto - Leandro Lopes

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Time de garotos, missão de gente grande

"Eu sou uma pessoa que acredito muito no jovem". A frase é do comandante tricolor, Tadeu Xavier. E faz sentido. No elenco do Fantasma, que conta com 36 jogadores, nenhum atleta supera a faixa de 30 anos. O mais "experiente" da equipe, o lateral-direito César Freitas, tem apenas 27 anos, recém completados.

Com tantos novatos, a média de idade da equipe chama atenção: 20 anos. O principal responsável para isso é o jovem Guilherme. Gui Silva, como é conhecido, completa no mês de maio 18 anos. O garoto, nascido em Estrela, veio das categorias de base do time que leva o nome da cidade.

Nos próximos meses, alguns atletas mais novos deverão ser aproveitados na equipe júnior do Farroupilha. O que não impede, porém, de mais adiante os mesmos serem aproveitados nesta Segundona. O principal incentivador é o "professor" Tadeu: "Todo jovem precisa de oportunidade". O treinador inclusive cumpre o papel de pai em determinados momentos e torna-se um verdadeiro amigo dos garotos. Não é difícil vê-lo, após os intensos treinamentos, fazer disputa de pênaltis com os goleiros ou então contar trechos marcantes de sua carreira como jogador.

A juventude da equipe do Fragata causou desconfiança antes da Segundona iniciar. No entanto, nem jogadores e comissão técnica se preocupam com isso. Para o atacante Maninho, a vitória na primeira rodada da competição foi importante para comprovar a força da gurizada. "A vitória contra o Guarany foi fundamental para que as pessoas acreditassem em nós", afirma o pelotense de 24 anos.

Depois de apostar em jogadores experientes nos anos anteriores, a filosofia utilizada no Nicolau Fico alterou-se. Tadeu Xavier explica a nova proposta: "Em todos os setores da vida sempre há uma renovação. Aqui no Farroupilha não poderia ser diferente". Não é. E se depender de resultados como na estreia, espaço para jovens sempre existirá no tricolor fragatense.

*Texto - Renan Silva / Fotos - Leandro Lopes

Reforço no Fragata

Para completar o plantel, o Farroupilha anunciou previamente a necessidade de dois meias-atacantes. Um deles chegou ontem e já treina com o grupo. Ele é Maicon Bagé, de 21 anos. Além de passagem pelas categorias de base da dupla Gre-Nal, Maicon também jogou na Ulbra e integrou o grupo da Seleção Gaúcha. A expectativa da direção é de que o meia tenha condições de jogo já para a terceira rodada, contra o Guarany de Camaquã. A data da partida ainda é uma incógnita, já que a Federação Gaúcha de Futebol suspendeu o campeonato provisoriamente, devido à decisão do Sindicato dos Atletas Profissionais de proibir a realização de partidas entre às 10h e às 18h. A medida se deve ao fato de a maioria dos clubes que disputam a Segundona não possuem iluminação artificial em seus estádios. O prosseguimento do campeonato depende de novo comunicado da FGF.
_
LIBERAÇÃO
_
Outra situação que ainda depende da FGF é a liberação do volante Gustavo. O atleta de 22 anos já está no Nicolau Fico há mais de uma semana, mas ainda não foi relacionado para os jogos por questões burocráticas. O coordenador técnico do Grêmio Atlético Farroupilha, Gilmar Petiz, está em Porto Alegre para cuidar pessoalmente da situação. Com o cancelamento da rodada, a expectativa é de que Gustavo seja liberado já para enfrentar o São Paulo, em Rio Grande.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Grupo de 2010

GOLEIROS

Nome: Luis Fernando PITOL
Nascimento: 29/12/1989
Idade: 20 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Goleiro
Último clube: Flamengo de Guarulhos/SP
_
_
Nome: RICARDO GRAL
Nascimento: 27/07/1988
Idade: 21 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Goleiro
Último clube: Goiânia/GO
_
_
Nome: BRUNO Pinheiro Mattos
Nascimento: 07/01/1990
Idade: 20 anos
Naturalidade: Itararé/SP
Posição: Goleiro
Último clube: Jacarezinho/PR
_
_

ZAGUEIROS
_
Nome: CLAITON Cunha da Rosa
Nascimento: 19/09/1984
Idade: 25 anos
Naturalidade: Canguçu/RS
Posição: Zagueiro
Último clube: Rio Pardo/RS

_
Nome: Marcos da Silva Bastos - MARCÃO
Nascimento: 21/07/1988
Idade: 21 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Zagueiro
Último clube: CFZ/RJ
_
_
Nome: Gilney dos Santos Gomes - NEY
Nascimento: 31/05/1984
Idade: 25 anos
Naturalidade: Rosário do Sul/RS
Posição: Zagueiro
Último clube: URT de Patos de Minas/MG
_
__
Nome: João Júnior Hauschild - VERMELHO
Nascimento: 07/09/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Zagueiro
Último clube: Atlético Sobradinho/RS
_
_
Nome: Jackson Fernandes de Oliveira - SOLDADO
Nascimento: 16/08/1989
Idade: 20 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Zagueiro
Último clube: Boa Vista/RJ
_

LATERAIS
_
Nome: Bruno Moreira MAGALHÃES
Nascimento: 26/06/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: São Luiz Gonzaga/RS
Posição: Lateral-esquerdo
Último clube: Próspera/SC
_
_
Nome: Cristiano Kreibich da Silva - CRISTIANO IJUÍ
Nascimento: 29/06/1987
Idade: 22 anos
Naturalidade: Ijuí/RS
Posição: Lateral-direito
Último clube: Panambi/RS
_
__
Nome: PERY Nicael Candeia
Nascimento: 18/06/1990
Idade: 19 anos
Naturalidade: Novo Hamburgo/RS
Posição: Lateral-esquerdo
Último clube: Aimoré/RS
_
_
Nome: Geison dos Santos XAVIER
Nascimento: 29/11/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Lateral-direito
Último clube: São José-POA/RS
_
_
Nome: CÉSAR FREITAS Farias
Nascimento: 23/01/1983
Idade: 27 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Lateral-direito
Último clube: Estrela/RS
_
_
MEIAS
_
Nome: SÉRGIO FREITAS Farias
Nascimento: 23/01/1983
Idade: 27 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Volante
Último clube: Trem Desportivo Clube/AP
_
_
Nome: William de Oliveira Pantaleão - LU
Nascimento: 05/12/1985
Idade: 24 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Meia
Último clube: Juventude/RS
_
_
Nome: JONAS Graciano Nunes de Oliveira
Nascimento: 16/07/1984
Idade: 25 anos
Naturalidade: Pelotas/RS
Posição: Volante
Último clube: Canguçuense/RS
_
_
Nome: Émerson William de VARGAS
Nascimento: 09/11/1990
Idade: 19 anos
Naturalidade: Teutônia/RS
Posição: Meia-atacante
Último clube: Juventude/RS
_
_
Nome: WILLIAM Ricardo Peter
Nascimento: 21/09/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Volante
Último clube: Novo Hamburgo/RS
_
_
Nome: FABIANO Weege da Rocha
Nascimento: 29/09/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Pelotas/RS
Posição: Meia-atacante
Último clube: Internacional/RS
_
_
Nome: Gabriel Rosinha CONZATTI
Nascimento: 08/06/1990
Idade: 19 anos
Naturalidade: Santa Cruz do Sul/RS
Posição: Volante
Último clube: Pelotas/RS
_
_
Nome: Jorge HENRIQUE Spillaer
Nascimento: 04/07/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Meia
Último clube: G.E. Sulbrasileiro/RS
_
_
Nome: Guilherme Henrique da Silva - GUI SILVA
Nascimento: 06/05/1992
Idade: 17 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Meia
Último clube: Estrela/RS
_
_
Nome: Jorge MATHEUS da Silveira GARCIA
Nascimento: 14/06/1992
Idade: 17 anos
Naturalidade: Pelotas/RS
Posição: Meio-campo
Último clube: Brasil de Pelotas/RS
_
_
Nome: Welton Francescatto Pereira - WELTINHO
Nascimento: 24/11/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Pinheiro Machado/RS
Posição: Meia-atacante
Último clube: Farroupilha/RS
_
_
Nome: Gabriel Farias DA SILVA
Nascimento: 29/01/1988
Idade: 22 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Meia-esquerda
Último clube: Atlético Valdevez/PORTUGAL
_
_
Nome: ÉDSON Luiz Alves DUARTE Júnior
Nascimento: 23/03/1989
Idade: 20 anos
Naturalidade: Rio Grande/RS
Posição: Meia-atacante
Último clube: Rio Grande/RS
_
_
Nome: GUSTAVO Anhaia Locatelli
Nascimento: 12/09/1987
Idade: 22 anos
Naturalidade: Curitiba/PR
Posição: Volante
Último clube: Botafogo de Ribeirão Preto/SP
_
_
Nome: Maicon Júnior Duarte - BUTIÁ
Nascimento: 15/07/1988
Idade: 21 anos
Naturalidade: Butiá/RS
Posição: Meia-atacante
Último clube: Toledo/PR
_
_
Nome: Maiquel Miranda - BAGÉ
Nascimento: 20/03/1983
Idade: 26 anos
Naturalidade: Bagé/RS
Posição: Meia-atacante
Último clube: São Paulo/RS
_
_
ATACANTES
_

Nome: Felipe Reis Barros - FELIPINHO
Nascimento: 25/12/1989
Idade: 20 anos
Naturalidade: Pelotas/RS
Posição: Atacante
Último clube: Pelotas/RS
_
_
Nome: Henrique Piedade - KIKI
Nascimento: 17/02/1987
Idade: 23 anos
Naturalidade: Teutônia/RS
Posição: Atacante
Último clube: Glória de Vacaria/RS
_
_
Nome: Anderson Alves Souza - MANINHO
Nascimento: 19/12/1985
Idade: 24 anos
Naturalidade: Pelotas/RS
Posição: Atacante
Último clube: Joaçaba/SC (futsal)
_
_
Nome: Sérgio Henrique Ohlweiler - SERGINHO
Nascimento: 14/12/1989
Idade: 20 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Atacante
Último clube: Novo Hamburgo/RS
_
_
Nome: Rodrigo Weiand SBARAINI
Nascimento: 08/01/1991
Idade: 19 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Atacante
Último clube: Juventude/RS
_
_
Nome: William Flores Fallavena - WILLIAM GAÚCHO
Nascimento: 11/05/1985
Idade: 24 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Atacante
Último clube: União Barbarense/SP
_
_
Nome: Jonas Rodrigo Santos de Oliveira - TANAKA
Nascimento: 22/07/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Estrela/RS
Posição: Atacante
Último clube: Cerâmica/RS
_
_
Nome: Rodrigo Maciel Machado - VAVÁ
Nascimento: 20/05/1985
Idade: 24 anos
Naturalidade: Porto Alegre/RS
Posição: Atacante
Último clube: Rio Pardo/RS
_
_
Nome: Adan Júnior - PARANÁ
Nascimento: 19/04/1991
Idade: 18 anos
Naturalidade: Quatiguá/PR
Posição: Atacante
Último clube: Matsubara/PR
_
_
Nome: JARBAS Jardim Fernandes
Nascimento: 11/05/1986

Idade: 23 anos
Naturalidade: São Borja/RS
Posição: Atacante
Último clube: Inter de Santa Maria/RS
_
_
Nome: Erick Roubert Dachary Goulart - MINEIRO
Nascimento: 13/10/1987
Idade: 22 anos
Naturalidade: Canoas/RS
Posição: Atacante
Último clube: Sapucaiense/RS


COMISSÃO TÉCNICA
_
Nome: Nery TADEU XAVIER Custódio
Nascimento: 17/02/1952
Idade: 57 anos
Naturalidade: Santana do Livramento/RS
Técnico
Último clube: Passo Fundo/RS
_
_
Nome: ADÃO Miguel LEMOS
Nascimento: 24/10/1955
Idade: 54 anos
Naturalidade: Getúlio Vargas/RS
Auxiliar técnico
Último clube: Estrela/RS
_
_
Nome: SÍLVIO ROGÉRIO da Silva
Nascimento: 01/02/1967
Idade: 43 anos
Naturalidade: Osório/RS
Preparador físico
Último clube: C.T. GEPOL
_
_
_
Nome: FÁBIO Sequinel
Nascimento: 02/04/1972
Idade: 37 anos
Naturalidade: Curitiba/PR
Preparador de goleiros
Último clube: Ferroviária de Araraquara/SP
_
_
Nome: Joelci Proença - BATATINHA
Nascimento: 16/07/1949
Idade: 60 anos
Naturalidade: Pelotas/RS
Massagista
Último clube: Pelotas/RS
_
_
Nome: RENALTO Maroli Marques
Nascimento: 12/11/1935
Idade: 74 anos
Naturalidade: Rio Grande/RS
Massagista
Último clube: Pelotas/RS
_
_
Nome: ANDRÉ Oliveira
Nascimento: 28/07/1979
Idade: 30 anos
Naturalidade: Pelotas/RS
Comissão técnica