sábado, 6 de fevereiro de 2010

Time de garotos, missão de gente grande

"Eu sou uma pessoa que acredito muito no jovem". A frase é do comandante tricolor, Tadeu Xavier. E faz sentido. No elenco do Fantasma, que conta com 36 jogadores, nenhum atleta supera a faixa de 30 anos. O mais "experiente" da equipe, o lateral-direito César Freitas, tem apenas 27 anos, recém completados.

Com tantos novatos, a média de idade da equipe chama atenção: 20 anos. O principal responsável para isso é o jovem Guilherme. Gui Silva, como é conhecido, completa no mês de maio 18 anos. O garoto, nascido em Estrela, veio das categorias de base do time que leva o nome da cidade.

Nos próximos meses, alguns atletas mais novos deverão ser aproveitados na equipe júnior do Farroupilha. O que não impede, porém, de mais adiante os mesmos serem aproveitados nesta Segundona. O principal incentivador é o "professor" Tadeu: "Todo jovem precisa de oportunidade". O treinador inclusive cumpre o papel de pai em determinados momentos e torna-se um verdadeiro amigo dos garotos. Não é difícil vê-lo, após os intensos treinamentos, fazer disputa de pênaltis com os goleiros ou então contar trechos marcantes de sua carreira como jogador.

A juventude da equipe do Fragata causou desconfiança antes da Segundona iniciar. No entanto, nem jogadores e comissão técnica se preocupam com isso. Para o atacante Maninho, a vitória na primeira rodada da competição foi importante para comprovar a força da gurizada. "A vitória contra o Guarany foi fundamental para que as pessoas acreditassem em nós", afirma o pelotense de 24 anos.

Depois de apostar em jogadores experientes nos anos anteriores, a filosofia utilizada no Nicolau Fico alterou-se. Tadeu Xavier explica a nova proposta: "Em todos os setores da vida sempre há uma renovação. Aqui no Farroupilha não poderia ser diferente". Não é. E se depender de resultados como na estreia, espaço para jovens sempre existirá no tricolor fragatense.

*Texto - Renan Silva / Fotos - Leandro Lopes

Nenhum comentário: