_
*Foto - Edu Rickes
A bela Ariana Gayer Ferro é a candidata do Grêmio Atlético Farroupilha na acirrada disputa pela corte da 18ª Fenadoce. São 30 candidatas buscando ser a rainha ou uma das princesas da feira. A votação no site da Fenadoce já começou! Torcedor tricolor, acesse http://www.fenadoce.com.br/ e vote na Ariana, para que o Fantasma alcance mais esta conquista. A candidata mais votada pelo site e a de melhor torcida no dia da final, no próximo domingo, dia 18, no Centro de Eventos, classificam-se automaticamente entre as finalistas. Os ingressos já estão à venda nas lojas JL Casarin, Móveis Sedrez, Sedrez Ambientes Planejados e Minski e Nunes. O valor é de R$ 5,00. Além da beleza das 30 candidatas, que vão desfilar em traje de gala, quem for ao Centro de Eventos também poderá conferir o show da Banda Mídia, que animará as torcidas nos intervalos e no fim do desfile. Boa sorte para a Ariana!
Como em 2008, o Grêmio Atlético Farroupilha saiu vitorioso em sua última rodada da Segundona gaúcha de profissionais. E, também a exemplo de 2008, desclassificou uma equipe que chegou esperançosa ao Nicolau Fico. Com 13 jogos e apenas uma vitória no campeonato, o Fantasma foi logo pra cima da equipe de Livramento. A necessidade de uma vitória tornou-se ainda maior pelo fato de o Farroupilha não ter vencido nenhuma partida em seu domínio. Sendo assim, logo aos 12 minutos, Gil recebeu bom passe de Manga e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. O 14 de Julho não se entregou e buscou o empate aos 36 minutos, com Enzo. Ainda no primeiro tempo, o tricolor teve a chance de fazer o segundo gol. Após cobrança de falta, Nélson desviou de cabeça, mas o goleiro Angelo fez grande defesa. O primeiro tempo acabou com o placar igual.
Na segunda etapa, aos 14 e aos 15 minutos o Farroupilha teve duas oportunidades claras. Primeiro com Magno Chimbinha, que obrigou Angelo a fazer outra boa defesa. Depois, com Gil, que acabou chutando para fora. Em boa jogada pela direita, o 14 de Julho levou perigo ao gol de Fernando, aos 30 minutos. E o alívio só veio aos 41 minutos. Bola pra área, Manga errou o chute, mas acabou dando um passe perfeito pra Magno Chimbinha, que deslocou o goleiro e deu números finais ao jogo: Farroupilha 2 a 1. Foi o 11º gol do Fantasma na competição, 3º do camisa 9 tricolor. Para o técnico Paulo César Leal, o grupo conseguiu mostrar qualidade, mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo da competição. "Foi mais um jogo complicado, mas conseguimos a primeira vitória em casa. Pura superação. Temos que agradecer aos torcedores do Fantasma, que mesmo com o time desclassificado vieram até o estádio e nos apoiaram o tempo todo", completou. Com duas vitórias e cinco empates em 14 jogos, o Farroupilha se despediu da Segundona de 2009 na última posição da chave, mas de cabeça erguida e com uma vitória importante para a moral do grupo.
A derrota para o Guarany acabou com as chances do Grêmio Atlético Farroupilha de seguir em frente na competição deste ano. A equipe do técnico Paulo César Leal começou bem. Teve até um pênalti a seu favor, desperdiçado por Élton Corrêa, aos nove minutos. A boa cobrança foi para nas mãos do experiente goleiro Cássio, que segurou firme. Dois minutos depois, Élton teve que sair, lesionado. O primeiro gol da equipe da casa saiu aos 48 minutos da primeira etapa. Alexandre, de pênalti, marcou para o Guarany. Na segunda etapa, aos 28 minutos, Alexandre entrou na área do tricolor com a bola dominada e tocou para Alê Menezes, sem marcação, que só empurrou a bola pro fundo do gol. Guarany 2 a 0. Aos 41 minutos o Guarany ainda teve um gol anulado, do zagueiro Teda, completamente impedido. E ficou mesmo nisso. Fim de jogo, fim do sonho e fim pré-maturo de campeonato para o Farroupilha. Em uma temporada que já começou do avesso, com a troca no comando técnico, o atraso para a apresentação dos jogadores, a falta de preparo pré-campeonato e tudo mais, o Farroupilha fica de fora da segunda fase. Faltou sorte. Faltou organização. Mas não faltou vontade e empenho. Parabéns aos tricolores, que mesmo contra todas as adversidades lutaram até o final. Final este que será no domingo, contra o 14 de Julho, no Nicolau Fico. O jogo começa às 15h.
Com apenas 8 pontos, o Farroupilha brigará apenas pela sexta vaga. Três times estão na disputa, como é possível ver na imagem: 14 de Julho, São Paulo e Farroupilha. A vantagem, teoricamente, é do São Paulo, com um jogo a menos que seus concorrentes.
Na partida diante do São Paulo, no domingo, às onze horas da manhã, o Farroupilha deve começar com Tiago Boiadeiro no time titular. O atleta vem se destacando nas partidas do tricolor. Tiago integrou o grupo do Farroupilha em 2008. Contra o Riograndense de Santa Maria, na última rodada do campeonato, marcou o seu primeiro gol como profissional. Em 2009, contra o Pelotas, marcou novamente. Na última partida, diante do Flamengo, foi de grande importância para o tricolor. Foi de Tiago a grande jogada e o cruzamento para o gol de Michel Gomes. Depois, Boiadeiro ainda teve tempo para sofrer o pênalti junto com Magno Chimbinha (foto). Para enfrentar o Leão do Parque, no Aldo Dapuzzo, Tiago Boiadeiro é uma das armas do tricolor. O resultado negativo para o Fantasma foi a vitória do Guarany de Bagé, em Alegrete, sobre o Flamengo. Vencendo o São Paulo - adversário direto pela vaga - em Rio Grande, o Farroupilha mantém chances de classificação.
Mais uma vez o Grêmio Atlético Farroupilha fez uma boa apresentação, mas não conseguiu o placar desejado. Em um jogo movimentado, Farroupilha e Flamengo de Alegrete acabaram na igualdade. Foi a equipe visitante quem tomou atitude e saiu na frente. Uma boa jogada resultou no gol de Itamar.
O Fantasma buscou o resultado em um jogo que teve grande atuação de Tiago Boiadeiro. Já na segunda etapa, ele partiu pela direita, passou pelos adversários e cruzou para Michel Gomes, que chutou para o gol e deixou o placar igual. A alegria do tricolor durou pouco. Claudinho cobrou escanteio, a zaga afastou, mas a bola sobrou para Alisson Baiano, que, num belo chute,
colocou a equipe rubro-negra em vantagem. Sem se abater, o Farroupilha seguiu no ataque. Após cruzamento na área, Magno Chimbinha e Tiago Boiadeiro foram derrubados na área. Mesmo sem saber em qual lance o juiz marcou pênalti, foi - definitivamente - pênalti. Nas fotos é possível ver claramente o momento em que os atletas são puxados dentro da área. Na cobrança, Magno cobrou bem e deixou tudo igual novamente. Depois disso, até o fim do jogo só houve lances sem muita efetividade. O placar ficou mesmo no 2 a 2. Ainda amargando a última posição do grupo, o Farroupilha vai a Rio Grande tentar a vitória contra o São Paulo para manter chances de classificação. Tarefa difícil, mas não impossível. Em má fase, a equipe rio-grandina também busca a vitória. A expectativa é de um jogo aberto e com muitas chances. A partida é no estádio Aldo Dapuzzo, no domingo, às onze horas da manhã.*Imagens - Bruno Bohm (TV UCPel) / *Fotos - Gabriel Xavier
Ainda não é desta vez que teremos notícias sobre a primeira vitória do Grêmio Atlético Farroupilha em 2009. Jogando contra o líder da chave 1, Grêmio Esportivo Bagé, no estádio da Pedra Moura, em Bagé, o tricolor acabou derrotado por 3 a 0. Foi uma daquelas partidas em que o placar não reflete em nada o que foi o jogo, mas de qualquer forma, infelizmente o resultado foi negativo. A vitória jalde-negra começou a ser construída com Tiago Souza, pegando o rebote de Edinho, que havia acertado a trave de Fernando. O Farroupilha foi para cima e teve boas oportunidades de gol, mas sem conseguir finalizar com precisão. O segundo gol do Bagé saíu somente aos 33 do segundo tempo, com Leandro Guerreiro. Aos 43, Marcelo Resende entrou na área e foi derrubado. Rodrigo cobrou e fechou o placar em 3 a 0 para o Bagé.
O clássico FarPel 195 teve alguns destaques positivos pelo lado tricolor. O técnico PC teve estrela ao colocar Tiago Boiadeiro, autor do gol, na segunda etapa. O próprio Tiago Boiadeiro foi um destaque, por conseguir antecipar o goleiro Róger e fazer o gol de empate do Fantasma. O Grêmio Atlético Farroupilha foi destaque por si só. Tanto pelo poder de reação, por suas oportunidades criadas, pela superação das adversidades, quanto pela história que segue até hoje com muitas lutas e glórias, ao longo de seus 83 anos, completos no domingo. Mas um dos principais destaques, foi Élton Corrêa. O meia-atacante de 36 anos fez sua estréia em 2009 no Grêmio Atlético Farroupilha em grande estilo. Correu, brigou, chutou... Jogou os 90 minutos, sem parar. Élton sofreu muitas faltas e cobrou outras com a mesma maestria de sempre. Aos 45 minutos do segundo tempo, inclusive, obrigou o goleiro Róger a fazer grande defesa, evitando a vitória do Farroupilha.
Mais um clássico no Nicolau Fico, mais um 1 a 1. Grêmio Atlético Farroupilha e Esporte Clube Pelotas ficaram na igualdade no FarPel 195, válido pela primeira fase da segundona 2009. Em um jogo com um primeiro tempo terrível, as emoções ficaram reservadas para a etapa final. O Pelotas começou melhor. No primeiro tempo apenas duas oportunidades de gol foram criadas, ambas pelo Pelotas. Na primeira, Xaro cruzou e Dauri cabeceou com perigo. Na segunda, Dauri deu um toque magistral para Alex Paulista, que chutou bonito, procurando o ângulo, só que para fora. A única bola de "perigo" do Farroupilha, foi em uma cobrança de falta de Élton Corrêa, que Róger defendeu sem problemas. Já na segunda etapa, o jogo melhorou.
A exemplo do que ocorreu no primeiro tempo, no início foi o Pelotas quem ditou o ritmo do jogo, fazendo o goleiro Fernando trabalhar. Ânderson Ijuí entrou no lugar de Alex Paulista e deu maior movimentação ao meio-campo áureo-cerúleo. Ele mesmo tentou de fora da área e obrigou Fernando a fazer grande defesa, espalmando para escanteio. E de tanto insistir, após a cobrança de escanteio de Xaro, Cirilo subiu mais alto que os adversários e, quase sem marcação, marcou de cabeça. Pelotas 1 a 0.
Mesmo com a vantagem no placar, obtida logo aos 13 minutos, a equipe áureo-cerúlea continuou pressionando. Ânderson Ijuí tentou de fora da área, mas Fernando defendeu. Deivid também arriscou de fora da área, mas a bola acabou indo para fora. Cruzamento na área do Farroupilha, a bola sobrou para Xaro que cruzou para Ijuí. Em um belo voleio, ele acabou desperdiçando a jogada. Com o placar adverso e sem conseguir concretizar oportunidades claras de empatar, o técnico Paulo César Leal mandou Tiago Boiadeiro para o ataque. E foi mais uma daquelas substituições "iluminadas". Aos 29 minutos, Élton Corrêa tocou para Magno Chimbinha, que fez o lançamento em profundidade para Tiago Boiadeiro. Ele correu em direção à bola e aproveitou a indecisão do goleiro Róger para se antecipar e desviar para o fundo do gol: 1 a 1. O gol animou o Fantasma, que teve nos últimos 10 minutos de partida todas as chances de gol que não havia tido desde o início do primeiro tempo. Na melhor delas, Élton Corrêa cobrou falta no ângulo e obrigou Róger a fazer grande defesa. Aos 47 minutos, Élton Corrêa bateu cruzado e Paulo Santos desviou para fora a última chance da partida.
Três anos e sete meses. Esse período marca a última vitória do Grêmio Atlético Farroupilha em clássicos contra o Esporte Clube Pelotas. Neste domingo, no estádio Nicolau Fico, no clássico FarPel de número 195. O encontro das duas equipes no primeiro turno da primeira fase foi marcado pelo equilíbrio. Um lance aleatório, no final do segundo tempo, deu a vitória para o Pelotas, na Boca do Lobo. Para o segundo confronto, o Farroupilha deve contar com a estréia do meia-atacante Élton Corrêa. O zagueiro Cabral, que se recupera de lesão, ainda é dúvida. Magno Chimbinha e Manga são as referências no ataque do tricolor para o clássico deste domingo. Mesmo em situações bem diferentes na tabela, o jogo não será fácil para nenhuma das equipes. "Precisamos fazer uma boa partida e conseguir a primeira vitória, para que possamos seguir pensando em classificação", disse o técnico do Farroupilha, Paulo César Leal, o PC.
Os dois últimos clássicos FarPel no estádio General Nicolau Fico acabaram empatados em 1 a 1. Na partida válida pela primeira fase da segundona de 2008, o Farroupilha saiu na frente com gol do zagueiro André Bagé, após cobrança de escanteio. O lance ficou mais conhecido pela classe da comemoração (foto) do atleta, que acabou perfurando a placa de publicidade do estádio, do que pelo próprio gol. O Pelotas empatou logo em seguida, com Rodrigo Gasolina, aproveitando rebote do goleiro Fernando.
Na partida válida pela segunda fase, foi o Pelotas que saiu na frente com gol de Santiago, mas Manga (foto) empatou para o tricolor do fragata no segundo tempo e fez a festa da torcida tricolor com suas provocações à torcida áureo-cerúlea. A última vitória do Farroupilha em clássicos FarPel foi no dia 2 de outubro de 2005. O jogo foi pela Copa FGF, no ano em que o Fantasma fez sua melhor campanha na competição, sendo eliminado na semifinal pela Ulbra, após dois empates. A vitória no clássico foi na Boca do Lobo, por 2 a 1. Pela segundona gaúcha, desde o descenso das duas equipes, foram sete partidas, com dois empates e cinco vitórias do Pelotas. No Nicolau Fico, além dos dois 1 a 1 do ano passado, o Pelotas havia vencido por 2 a 0 em 2007 o clássico disputado no bairo Fragata.
O primeiro jogo do returno da primeira fase da segundona gaúcha de 2009 acabou em derrota do tricolor pelotense para o tricolor rio-grandino. No primeiro tempo o Rio Grande tomou as rédeas do jogo desde o início. Aos quatro minutos, após cruzamento de Luis Paulo, Róbson, de cabeça, abriu o placar para o Vovô. O Farroupilha não se abateu e foi pra cima. Em um dos lances primordiais da partida, Magno Chimbinha partiu com a bola dominada e Fogolari fez um dos pênaltis mais pênaltis da história dos pênaltis. O árbitro Roberto Bolzan, no entanto, resolveu não marcar. O lance gerou muita polêmica e discussões, que acabaram em empurrões na porta dos vestiários ao fim da primeira etapa.
Como já havia sido em boa parte do primeiro tempo, o Farroupilha seguiu em cima do Rio Grande, e só não chegou ao empate pela grande atuação do goleiro Patrick. Aí o Fantasma levou um duro golpe. Mesmo estando melhor na partida, acabou levando o segundo gol. Na tentativa de cortar um passe, o zagueiro Giovane tentou chutar e deu de canela na bola, lançando-a para o fundo do gol. Segundo gol contra do Farroupilha na competição. Um número expressivo para quem havia marcado apenas dois gols a favor até o momento. Para aliviar as contas dos gols pró e contra do tricolor pelotense, Magno, no final do jogo, descontou para o Farroupilha. Pena que não foi o suficiente para pontuar em Rio Grande. Quinta derrota do Grêmio Atlético Farroupilha em oito jogos. Por outro lado, em situação muito mais confortável na tabela, o Sport Club Rio Grande assumiu a segunda posição na classificação da chave 1, junto com o Esporte Clube Pelotas, ambos com 15 pontos, ficando atrás pelos critérios de desempate. O líder da chave ainda é o Grêmio Esportivo Bagé, com 19.
Não foi desta vez que a primeira vitória saiu. Grêmio Atlético Farroupilha e Sport Club Rio Grande protagonizaram o duelo dos tricolores no Nicolau Fico. Em posições distintas na tabela, as duas equipes precisavam da vitória por motivos diferentes. O Rio Grande querendo chegar perto do líder Bagé, e o Farroupilha lutando para conseguir a primeira vitória, na luta pela classificação para a segunda fase. Mesmo com o horário da partida coincidindo com o horário da final do campeonato gaúcho, o público compareceu ao estádio. O Fantasma tentou o gol desde o início. Tiago Boiadeiro partiu pela direita e chutou forte, obrigando o goleiro do Rio Grande a fazer boa defesa. Aos 26 minutos, após cobrança de escanteio da esquerda, a bola sobrou para Manga, que com um toque tirou do zagueiro e chutou no canto esquerdo, sem chances para o goleiro: 1 a 0. Em vantagem no placar, o Farroupilha ainda seguiu no ataque, mas as oportunidades foram perdidas. No segundo tempo, o Rio Grande começou a ir para cima. Luis Paulo tentou de longe, mas a bola passou longe do gol de Fernando. Igor também chegou forte ao gol de Fernando, mas chutou sem direção. Foi aos 33 minutos que saiu o gol de empate do tricolor rio-grandino. Luis Paulo tocou para Viarone, que bateu forte, no canto: 1 a 1. Com o empate o Grêmio Atlético Farroupilha se vê na obrigação de buscar um resultado melhor em Rio Grande, no feriado de Tiradentes.
O outro reforço que chega já é conhecido do torcedor do Fantasma. Élton Corrêa, artilheiro da equipe na temporada de 2008, está de volta ao Fragata. Com dez gols no ano passado, o meia-atacante superou o atacante de ofício da equipe, Fábio Alemão, que marcou sete. Élton sempre foi referência nas equipes em que passou em lances de bola parada. Dos dez gols marcados em 2008, sete foram em cobranças de falta ou pênalti. Com passagens pelos três clubes profissionais da cidade, Élton deve acrescentar experiência e qualidade ao grupo do Grêmio Atlético Farroupilha. Nos primeiros meses de 2009, o jogador disputou o campeonato goiano pelo Anápolis, clube da primeira divisão. Élton Corrêa já treina com o grupo, mas por não ter acertado ainda a sua saída do clube goiano, não terá condições de jogo no domingo. A reestréia de Élton Corrêa deverá ocorrer no feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, no estádio Arthur Lawson, em Rio Grande, no jogo de volta contra o Vovô, já pelo segundo turno da primeira fase.
Finalmente o Nicolau Fico foi liberado e o Grêmio Atlético Farroupilha pôde jogar a primeira partida realmente em casa em 2009. O clima foi agradável, a torcida compareceu e o time fez um bom primeiro tempo. Só que no segundo tempo o Bagé resolveu entrar em campo, e teve maior efetividade nas suas tentativas. Quando o jogo começou, a equipe tricolor teve a primeira boa oportunidade, com Benhur, mas o goleiro salvou nos pés do atacante. Depois, uma sequência de chutes a gol, mas não de fato no gol. Na segunda etapa, aos 20 minutos, Denio abriu o placar para a equipe da Pedra Moura. No final da partida, aos 39 minutos, Marcelinho fez o segundo gol e consolidou a liderança do Bagé na chave 1. Com o resultado, o Fantasma segue sem vencer na competição. Já são seis jogos sem nenhuma vitória. Os dois empates, frente ao Guarany de Bagé, no Bento Freitas, e ao Flamengo, em Alegrete, são os únicos pontos do Farroupilha até agora. A equipe levou seis gols, e marcou apenas um, com Manga. Vale lembrar que o Fantasma ainda tem um jogo a menos, que será recuperado neste domingo, no Nicolau Fico, contra o Rio Grande.
O clássico FarPel finalmente saiu. A Boca do Lobo recebeu os reparos necessários a tempo da última vistoria, e na noite da última quinta-feira Grêmio Atlético Farroupilha e Esporte Clube Pelotas entraram em campo. Foi a primeira partida do Fantasma desde o empate em Alegrete, contra o Flamengo, há quase duas semanas. O jogo começou com muita pegada e jogadas ríspidas. Farroupilha e Pelotas partiram para o ataque, mas sem muita eficiência na primeira etapa. A equipe tricolor levou mais perigo ao gol do goleiro Bruno, do que a equipe áureo-cerúlea ao gol do tranqüilo goleiro Fernando. No segundo tempo, porém, as coisas começaram a se complicar. O Pelotas recobrou o ritmo de jogo e emparelhou a partida. Foi um bombardeio em cima do goleiro Fernando, que se virou como pôde pra evitar a derrota. Teve bola cruzada, bola cabeceada, chute pra fora, defesas espetaculares e tudo mais. Fernando e o Fantasma seguraram o resultado até o último minuto. O problema, é que existia um último minuto. E foi nele que Fabrício cruzou a bola na cabeça do Cleiton, que marcou o gol da vitória áureo-cerúlea.
Em 2008, Farroupilha e Flamengo se enfrentaram duas vezes. Vitória do Fantasma nas duas oportunidades; 1 a 0 no Nicolau Fico, com gol de Fábio Alemão, e 1 a 0 em Alegrete, com gol do artilheiro Élton Corrêa. Hoje a história quase se repetiu. Não fosse o gol do bom centroavante Tiago Ribeiro, o Farroupilha teria conseguido os primeiros três pontos na competição. O lado bom é que o primeiro gol tricolor finalmente saiu. E saiu com um velho conhecido da torcida. Manga reestreou pelo Grêmio Atlético Farroupilha balançando as redes do adversário. O lado ruim foi o gol de empate do Flamengo, aos 43 minutos da segunda etapa. Um empate com gosto bem amargo. O Flamengo segue na liderança da chave. Mais de 4.000 pessoas estiveram presentes no estádio Municipal Farroupilha para acompanhar a partida.
A novela chegou ao fim. Manga está de volta ao Farroupilha. O jogador, que já teve passagens pelo clube, já estava treinando com o grupo há cerca de duas semanas, mas ainda sem contrato. Ontem a direção do tricolor confirmou a contratação do meia-atacante. Em 2008, Manga marcou um gol pelo Farroupilha, no último clássico FarPel disputado no estádio Nicolau Fico. Além disso, é um jogador de destaque no grupo, com dribles curtos e passes precisos. O clube só aguarda a liberação da Federação Gaúcha de Futebol para poder contar com o atleta já para o jogo frente ao Flamengo, em Alegrete. O Flamengo vem sendo uma das surpresas do campeonato. Com 7 pontos em 9 disputados, a equipe alegretense é a líder da chave. Para enfrentar esse desafio fora de casa, o técnico PC trabalha forte a partir desta terça-feira as finalizações e passes, que foram definitivos para o resultado negativo do último domingo.
Por outro lado, um ponto positivo de domingo foi a estréia do garoto Welton. Com apenas 17 anos, Welton entrou aos 10 minutos da segunda etapa e fez sua estréia como profissional. Criado nas categorias de base do Farroupilha, o atleta sempre foi destaque nos campeonatos que disputou. Agora, com o novo desafio, integrando o grupo profissional, Welton pode lamentar a derrota do tricolor, mas não a sua atuação. Welton correu e se movimentou bastante, e em um momento delicado, em que o Farroupilha tem problemas nas finalizações, o garoto provou que pode ajudar.
Em lance rápido, ele recebeu a bola na área e chutou com categoria, deslocando o goleiro Sandro. Uma pena que o zagueiro do São Paulo conseguiu impedir que a bola entrasse, em cima da linha. Em entrevista ao programa Toque Esportivo, da TV UCPel, Welton disse que "o friozinho na barriga antes do jogo foi normal", e que espera ter mais oportunidades para mostrar seu futebol. Ele também disse que está preparado para enfrentar a segundona, mesmo sabendo que é um campeonato difícil. "A zagueirada chega junto, chega forte", brincou. Abaixo temos alguns lances de Welton em sua estréia como profissional, na partida entre Grêmio Atlético Farroupilha e Sport Club São Paulo, de Rio Grande, no estádio Bento Freitas.
Finalização. Esta palavra define o drama vivido pelos torcedores do Farroupilha que compareceram ao estádio Bento Freitas - novamente - para assistir ao jogo entre o Fantasma e o São Paulo de Rio Grande. Com uma postura mais ofensiva em campo, o São Paulo teve a primeira oportunidade de gol logo no início do jogo, mas parou em boa defesa de Fernando. Em resposta rápida, Gil arriscou de fora da área, mas a defesa rio-grandina afastou. Aos 10 minutos, quando o Fantasma tentava se impor na partida, Rodrigo Testa cruzou pela esquerda e o zagueiro Cabral, na tentativa de afastar, acabou marcando para o São Paulo. Gol contra. Com o placar adverso, os comandados do técnico PC foram ao ataque com maior freqüência. A grande chance do Farroupilha foi aos 38 minutos. Michel Gomes aproveitou o presente do zagueiro do São Paulo e chutou cruzado. A bola passou pelo goleiro Sandro, mas Benhur - na pequena área - não conseguiu completar para as redes e mandou a bola por cima. Benhur de novo, aos 44 minutos, chutou fraco para a defesa de Sandro. E o primeiro tempo ficou mesmo no 1 a 0.
O segundo tempo foi um show de gols perdidos. Com mudanças no elenco, o Farroupilha foi para cima e, logo aos 8 minutos, Diego Monteiro deu um passe açucarado para PC, que ficou na cara do goleiro, mas acabou isolando a bola por cima. O Sâo Paulo ainda teve boas chances, mas não aproveitou. O lance que fez o torcedor do Fantasma enlouquecer foi aos 20 minutos. O garoto Welton, que fez ontem sua estréia como profissional, recebeu na área e - com categoria - deslocou o goleiro Sandro, mas o zagueiro Leandro Magrão conseguiu se recuperar e tirou a bola de cima da linha. O bombardeio seguiu até o final, sem resultado. No último lance do jogo, o goleiro Fernando foi para a área do São Paulo no escanteio tricolor. O resultado foi apavorante! A equipe Caturrita recuperou a bola e, não fosse a correria dos jogadores do Fantasma, quase o jogo acaba em 2 a 0.
Antes do início do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio pelo falecimento de Jalmo Alcorta Gante. Conhecido por todos no clube e nos arredores do bairro Fragata como Castelhano, ele prestou serviços ao Grêmio Atlético Farroupilha por mais de 30 anos. O falecimento foi na quinta-feira, dia 19 de março. O treino do time na quinta-feira foi antecipado para que os jogadores e a comissão técnica pudessem comparecer ao enterro. Castelhano residia no estádio General Nicolau Fico e era um dos responsáveis pela manutenção do mesmo. Jalmo Alcorta Gante, o "Castelhano". Mais um tricolor que deixa saudade!
Jogando no estádio Bento Freitas o Farroupilha ficou no empate sem gols com o Guarany de Bagé. Com os resultados da rodada, o tricolor agora divide a última posição da chave com Bagé e Rio Grande. O jogo foi truncado desde o início. O tricolor entrou em campo com Fernando; Claiton, Nélson e Cabral; Leandro, Rafael Pelezinho, PC (César Alemão), Rafa (Diego Monteiro) e Michel Gomes (Tiago Boiadeiro); Gil e Benhur. O atacante Benhur teve uma das melhores oportunidades do tricolor, de cabeça. Gil, com boa movimentação, também desperdiçou algumas jogadas, e Rafael Pelezinho novamente se destacou pela velocidade e qualidade. O Farroupilha teve mais atitude contra a equipe de Bagé em relação ao primeiro jogo, em Livramento.
A principal chance do Farroupilha foi aos 29 minutos, quando Rafa arriscou da meia-lua e a bola passou perto, assustando o goleiro da equipe bageense. O Guarany foi ao ataque com objetividade, mas parou nas boas defesas do goleiro Fernando. O camisa 1 do Fantasma foi o destaque da partida com intervenções que garantiram o primeiro ponto do Farroupilha na competição. No primeiro tempo, aos 43 minutos, Daniel Quevedo arriscou da entrada da área e o goleiro do Fantasma espalmou. A bola ainda bateu na trave antes de ser afastada. Aos 33 e 34 minutos do segundo tempo, Fernando evitou os gols do Guarany nos chutes de Luciano Corrêa e Daniel Quevedo. Com um ponto em dois jogos, o Fantasma do goleiro Fernando entra em campo domingo em busca da primeira vitória na competição, esperando jogar, finalmente, em casa.
Em entrevista ao programa Toque Esportivo, da TV UCPel, o técnico PC disse que houve uma melhora do Fantasma em relação ao jogo contra o 14 de Julho. PC também falou da importância de jogar no Nicolau Fico. "Lá que é o nosso estádio. Por mais que a gente jogue no Bento Freitas, mesmo sendo em Pelotas, com uma boa estrutura, não é lá que a gente treina. Estamos acostumados com o Nicolau Fico e é lá que devemos jogar". Também houve debate no programa sobre os critérios de avaliação das estruturas dos estádios do interior do Rio Grande do Sul. Muitas cidades têm estádios em condições muito piores que o Nicolau Fico, e esses estádios estão liberados. "A gente espera que o estádio seja liberado logo. É a nossa cidade, um time daqui. Temos que jogar em casa".
O primeiro jogo do Farroupilha em casa não vai ser exatamente em casa. A partida contra o Guarany de Bagé será no estádio Bento Freitas. A situação se deve ao fato de ainda faltarem os laudos do Corpo de Bombeiros para a liberação do estádio Nicolau Fico. O tricolor deverá providenciar o cumprimento de algumas exigências de medidas no que se refere à prevenção de incêndios. Segundo o diretor de patrimônio do clube, César Lima, as alterações e medidas necessárias talvez até conseguissem ser concretizadas até o dia do jogo, mas uma nova vistoria está marcada para sexta-feira, e para evitar a correria o contato com o Grêmio Esportivo Brasil foi feito. A diretoria se mostrou receptiva e a estréia do tricolor em Pelotas está marcada para a mesma data e horário. Farroupilha e Guarany se enfrentam no próximo domingo, dia 15 de março, às 15h30, no estádio Bento Freitas. O alvi-rubro estreou com vitória por 1 a 0, jogando no estádio Estrela D'alva, em Bagé, contra o São Paulo de Rio Grande.
No segundo tempo o Fantasma buscou o gol de empate, mas sem resultado. No finalzinho do jogo, Fernando ainda evitou o que seria o segundo gol da equipe de Livramento, e o placar ficou mesmo no 1 a 0. A equipe do técnico Paulo César Freitas jogou com: Fernando; Leandro, Cabral, Claiton e Michel Gomes (Tiago Boiadeiro); Nélson, Rafael Pelezinho, PC e Rafa (Diego); Gil e Benhur (Éderson). Agora o tricolor busca a recuperação contra o Guarany de Bagé, no próximo fim de semana, no Nicolau Fico. Será o reencontro do Fantasma com o seu torcedor depois de nove meses. A última partida do Farroupilha em casa foi contra o Riograndense de Santa Maria, no já distante dia 14 de Junho. O tricolor do Fragata venceu por 3 a 2, com gols de Élton Corrêa (2) e Tiago Boiadeiro.
O goleiro Fernando (foto), que integrou o plantel do Esporte Clube Pelotas na Copa Lupi Martins, retorna ao Tricolor para a disputa de mais um campeonato. Em entrevista, ele disse que o objetivo do Farroupilha é de "ir longe". "Mesmo se não conseguir o acesso, pode apostar que o nosso time vai incomodar", afirmou. Fernando começou e terminou o campeonato da Segunda Divisão do ano passado como titular do Farroupilha. Outro destaque da equipe é o atacante Gil, que forma a dupla de ataque com o garoto Benhur, uma das promessas do grupo. A partir deste domingo poderemos conferir a equipe do tricolor em seu primeiro desafio do ano. O jogo começa às 15h30, no estádio João Martins, em Livramento. A arbitragem é de Artur Brasil, auxiliado por Anderson dos Santos Echevarria e Geovani Luis da Silva.
Juventude. Esta é a característica principal do grupo de jogadores que se apresentou ontem para disputar o Campeonato Gaúcho da segunda divisão pelo Grêmio Atlético Farroupilha. A apresentação foi no estádio Nicolau Fico. Alguns jovens são oriundos da própria base tricolor. O presidente do Fantasma, Coronel Ewaldo José Poeta, disse que o grupo tem a confiança da comissão técnica e que deverá realizar um bom trabalho, para engrandecer ainda mais o nome do Farroupilha. O técnico Almir Madruga ainda espera definir o grupo com algumas contratações, principalmente para a posição de volante.
Cerca de 50 atletas compareceram ao estádio para a preleção. Até o momento, os jogadores confirmados no plantel tricolor para 2009 são: